.

Nota Técnica nº 06/2021 Orientações aos Fisioterapeutas sobre funcionamento do consultório que utiliza o método Pilates

 

 

 

Nota Técnica nº 06/2021 

Orientações aos Fisioterapeutas sobre funcionamento do consultório que utiliza o método Pilates

 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Sexta Região CREFITO-6: Autarquia Federal Especial, com Jurisdição no Estado do Ceará, criado pela Lei Federal 6_316/75. por seu Presidente que ao final subscreve: no uso das atribuições que a supracitada lei lhe confere, em cumprimento de 5,135 atribuições de órgão fiscalizador e normatizador das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e de controle social, vem por meio desse, elucidar sobre o funcionamento do consultório de fisioterapeutas que utilizam o método Pilates como recurso cinesioterápico, para fins terapêuticos de acordo com previsão legal da Resolução COFFITO n° 386/2011.

 

o método Pilates, por referir-se a um tratamento de saúde para realizar movimentos e Mei~if alongamentos visando, dentre outros benefícios, a melhoria da funcionalidade respiratória, neurológica e musculoesquelética, deve ser ceakzado pelo fisioterapeuta capacitado para esta prática. conforme Resolução COFFITO n° 42412013, com registro em prontuário de todos os atendimentos realizados pelo profissionaL, de acordo com a resolução COFFITO n° 414/2012. 

 

O CREFITO-6 reitera a obrigatoriedade de serem seguidas todas as normas de biossegurança determinadas pela Organização Mundial da Saúde — OMS, Ministério da Saúde MS — Governo Estadual do Ceará e as Notas Técnicas emitidas por este Conselho Regional, disponíveis no site www.crefito6.org.br.

 

Nota em anexo