O que parecia mais uma tentativa de silenciamento da Fisioterapia se transformou em uma grande vitória para os profissionais da saúde e para o CREFITO-6. Nesta quinta-feira (28), a Justiça Federal voltou atrás e autorizou a realização do “II Congresso Nacional de Procedimentos Terapêuticos Injetáveis e Prescrição Farmacológica Fisioterapêutica” e do “24º Masterclass em Terapia de Injetáveis”, em Fortaleza.
A decisão derruba a liminar anterior que, atendendo a um pedido do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), havia suspendido os eventos. Após forte manifestação e pedido emergencial do CREFITO-6 em parceria com o CREFITO-1, o TRF-5 reconheceu que não cabia censurar um congresso de caráter científico, voltado ao debate acadêmico e à atualização profissional.
O recuo da Justiça é visto como um marco na defesa da categoria. O CREFITO-6 destacou que a proibição representava um ataque direto não só à Fisioterapia, mas também ao direito constitucional da população de ter acesso ao conhecimento, à ciência e a uma saúde plural e de qualidade.
Com a liberação, fisioterapeutas de todo o Brasil já celebram em Fortaleza um momento de afirmação e fortalecimento da profissão, reforçando seu papel essencial dentro do sistema de saúde.
O Conselho reforça que segue incansável na luta em defesa dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, atuando na conscientização da população sobre os deveres das categorias, investindo na capacitação dos profissionais, sempre com foco na ética, no profissionalismo e na garantia dos direitos da população de ter acesso a um atendimento de qualidade. Além disso, o CREFITO-6 reafirma seu compromisso na quebra de calúnias e estigmas que tentam limitar o papel dos profissionais da saúde fora do campo médico.